Alimentos que causam sensibilidade dentária

Refeições são responsáveis por deixar a arcada dentária mais vulnerável, estimulando a sensibilidade. Saiba quais são

Que os dentes sensíveis são um grande incômodo, muita gente já sabe. Mas uma das causas desse problema está relacionada à alimentação, sabia?

Os dentes tem uma estrutura formada pelo esmalte, dentina e polpa. O esmalte é a camada externa, que age na proteção do dente. Quando está mineralizado, tem força para proteger a dentina, um tecido poroso que é o prolongamento do nervo.

Mas caso contrário, se o esmalte estiver fraco, a dentina fica exposta e desprotegida, causando dor e sensibilidade no dente.

E a intensidade e frequência da sensibilidade pode variar de pessoa para pessoa. Mas geralmente ficam mais intensos quando há estímulos externos na alimentação. Ou seja, se forem alimentos frios, quentes, doces e ácidos, a dor costuma aparecer após a ingestão.

Veja a seguir mais sobre os alimentos que causam a sensibilidade dentária

Alimentos frios

Na época do verão, o calor nos estimula a tomar algo bem geladinho. Mas sofre de sensibilidade nos dentes, o momento se torna angustiante. Assim, sorvetes,, açaí ou um suco de frutas bem gelados costumam ser evitados.

Alimentos quentes

Aqui a situação se inverte no inverno. Tomar um caldo quentinho para aquecer ou um cafézinho são tarefas difíceis, devido ao incômodo da sensibilidade. Assim, alimentos com temperatura ambiente costumam ser a preferência.

Doces

Amados por muita gente, os doces também são vilões para quem tem sensibilidade nos dentes. Por causa da presença do açúcar, os alimentos facilmente causam dor quando o esmalte do dente está desgastado e não pode cumprir seu papel de protetor.

Ácidos

Por fim, os alimentos ácidos também causam a sensibilidade dentária. Ou então podem agravar a sensibilidade que já era existente., pois aceleram o processo de desmineralização do esmalte do dente.

Sem o esmalte forte, os dentes ficam expostos. Por isso, refrigerante, vinagre e frutas cítricas, como laranja e limão, são alguns exemplos que devem ser evitados.

E se você sofre com sensibilidade dos dentes, lidando com o desconforto diariamente, saiba que algumas atitudes te ajudam a se livrar deste problema.

Veja abaixo algumas dicas essenciais:

• Use uma escova com cerdas bem macias;
  • Não faça força sobre os dentes na hora da escovação;
  • Use um creme dental específico para combater a sensibilidade;

E não deixe de consultar o seu dentista para checar o grau do problema. Na Essentia Odonto você tem o melhor tratamento para a sensibilidade nos dentes. Agende uma avaliação e conheça os nossos serviços!