A bebida mais querida entre os brasileiros realmente deixa o dente amarelo? Veja mais detalhes neste artigo.

 

Beber café é um hábito muito cultivado entre os brasileiros. Este está no período da manhã, após o almoço ou durante a tarde. Mas esta bebida tão querida também é conhecida por ser a grande vilã dos dentes brancos. 

Se consumido em excesso, ele pode sim ser um fator prejudicial para quem deseja dentes sempre mais claros. Na prática, ele altera a coloração do esmalte dentário e impulsiona o surgimento de pequenas manchas amareladas e alaranjadas. 

Porque a cafeína contribui para a formação do amarelado na região. Esse escurecimento é causado de dentro para fora. Mas isso só ocorre se grandes quantidades forem ingeridas diariamente. E este resultado ocorre a longo prazo, durante a vida. 

E não apenas o café tem esse poder. Outros alimentos como: chá, vinho e refrescos coloridos artificialmente também têm natureza cromogênica, que altera a coloração dos dentes.

Assim como alimentos como: beterraba, amora e cereja, que também são prejudiciais para a aparência do sorriso, se consumidos em excesso. 

E como evitar que o dente fique amarelo?

Escove os dentes 

Essa é uma dica básica mas fundamental. Escovar os dentes após beber café ajuda remover da superfície dentária, dificultando o amarelamento devido ao contato direto com a substância.

Bochechos 

Outra saída é fazer bochecho com água. Isso também ajuda a evitar a permanência do corante ou da acidez na boca, além de devolver a saliva perdida. 

Coma alimentos detergentes

Comer frutas como maçã e pera limpa os dentes durante a mastigação, fazendo com que o corante seja removido, além de ajudarem a prevenir problemas bucais, como gengivite, mau hálito e cáries. Mas lembre-se que esse efeito é superficial, e contribui para a limpeza.

E você pode também agendar uma limpeza para manter a estética e saúde do seu sorriso em dia. Na Essentia Odonto você tem esses e outros serviços que garantem o seu melhor serviço. Agende uma avaliação conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *