Comer muito doce dá cárie?

Apesar de muito saborosos, os doces costumam ser associados à formação de cárie nos dentes

É muito comum encontrar quem adora comer um docinho após o almoço ou no lanche da tarde. Outros vão além e fazem deste um hábito diário, consumindo a guloseima. Mas será que isso se torna prejudicial para os dentes?

E sim, para a tristeza dos fãs de doces, o consumo de açúcar com frequência contribui mais para o aparecimento de cáries. E mais do que  ingerir a mesma quantidade de uma única vez. 

Isso porque o açúcar funciona como um combustível das bactérias que causam a cárie. A sacarose contribui para a fermentação bacteriana, ao produzir o ácido lático, que corrói a superfície do dente, e assim formando a cárie..

Quais doces aumentam as chances de cáries

Os carboidratos refinados são os principais causadores de cáries nos dentes. Eles estão no pão branco, doces e bebidas adoçadas com açúcar. Esse tipo de alimento possui um alto índice glicêmico, que contribui para o aparecimento de cáries. 

Além disso, esses alimentos costumam deixar uma quantidade considerável agarrada entre os dentes. Esses restos são consumidos pelas bactérias, aumentando as chances de aparecerem cáries.

Contudo, você não precisa deixar de comer os doces. Mas é preciso reforçar a higiene bucal, escovando os dentes após as refeições,  e diminuir a frequência do consumo. 

E vale lembrar que uma pessoa que ingere uma grande quantidade de doces de uma vez  terá tudo metabolizado de imediato. No entanto, o consumo de doces ao longo do dia é mais prejudicial, porque há um um nível perigoso desses ácidos corrosivos que as bactérias produzem e assim facilita o surgimento das cáries. Por isso a prevenção nunca deixa de ser essencial!

Agende sua avaliação na Essentia Odonto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *