A aplicação da Toxina Botulínica, também conhecida como botox, tem sido o procedimento estético número 1 realizado pelos cirurgiões plásticos, de acordo com o  Banco Nacional de Dados Estatísticos em Cirurgia Plástica, com base em estudos da  American Society for Aesthetic Plastic Surgery (ASAPS).

 

E motivos não faltam para que os clientes escolham essa opção. Porque, além de ser um tratamento seguro, os benefícios desse tratamento atingem um público muito amplo, que deseja melhorar a estética da face. 

 

E não apenas para o tratamento da face, mas ajuda em outros aspectos no corpo, como reduzir a sudorese intensa em axilas, mãos e pés,  melhora paralisias faciais, entre outros. 

 

Que tal conhecer mais sobre as vantagens da Toxina Botulínica? Acompanhe neste post informações importantes sobre esse procedimento tão usado no mercado estético. Aproveite a leitura!

O que é a Toxina Botulínica ou botox?

 

A Toxina Botulínica é uma substância obtida pela bactéria Clostridium botulinum. Suas aplicações na região do rosto relaxam a musculatura da região, amenizando as rugas e linhas de expressão existentes, provocadas pelo envelhecimento natural da pele.

 

Quando aplicado da forma certa e por profissionais bem capacitados, é um procedimento sem riscos à saúde. 

Como ela funciona?

O principal objetivo da toxina botulínica é evitar a contração muscular da área da face. E ao ser aplicada, a substância impede a liberação de uma substância chamada acetilcolina pelo neurônio.

 

Esse é um mecanismo muito similar ao ato de colocar uma fita isolando parte de um fio elétrico. Com isso, a contração dos músculos é bloqueada, o que impede a formação de rugas.

 

Atualmente, existem pelo menos quatro tipos de neuromoduladores de toxina botulínica tipo A autorizados pelo Food and Drug Administration, nos Estados Unidos, e/ou pela Anvisa no Brasil:

 

  • Botox® (onabotulinumtoxinA);
  • Dysport® (abobotu- linumtoxinA);
  • Xeomin® (incobotulinumtoxinA)(4);
  • Prosigne® (5-6), utilizado apenas no mercado nacional.

 

Como é a aplicação da toxina botulínica?

A aplicação da toxina botulínica é rápida e quase indolor. Feito em consultório, o procedimento leva cerca de 15 minutos, onde o profissional aplica um anestésico tópico para garantir maior conforto durante o procedimento.

 

Depois, a toxina é injetada com a ajuda de uma agulha fina. Em geral, o paciente volta ao consultório cerca de 15 dias depois para passar por uma reavaliação. Se for necessário, o profissional fará pequenos retoques para garantir um melhor desempenho da aplicação.

 

E os resultados? Em média, duram entre 4 e 6 meses, já que a paralisia muscular vai diminuindo de maneira progressiva. Portanto, o ideal é que o paciente faça o tratamento de maneira preventiva.

E para quem a toxina botulínica é indicada?

Todos os pacientes, a partir dos 20 anos, que apresentam rugas e marcas de expressão provocadas pelo envelhecimento natural da pele e musculatura podem aplicar a toxina botulínica. 

 

Ela também é muito indicada para o controle do suor em áreas como mãos, pés e axilas e para o tratamento de enxaquecas e cefaleias tensionais. 

 

E em casos de pacientes com paralisia facial, este procedimento é ideal, inclusive para crianças após os 2 anos que tiveram esse problema pós trauma pelo parto.

Benefícios da toxina botulínica

E quais são as vantagens de aplicar a toxina botulínica. Existe uma série de benefícios para os pacientes, mas abaixo elencamos os mais importantes. Veja:

 

  • Minimiza os efeitos da hiperatividade da musculatura do rosto, responsável pelo surgimento de rugas dinâmicas;
  • Deixa o rosto com aparência descansada e relaxada;
  • Evita a formação de marcas de expressão;
  • Suaviza linhas e marcas de expressão provocadas pelo envelhecimento natural da pele;
  • Melhora a autoestima;
  • Modifica a posição de estruturas anatômicas da face, como elevar as sobrancelhas, o canto da boca;
  • Evita que a gengiva fique exposta ou que a ponta do nariz fique projetada para baixo ao sorrir.

Assim, pode-se concluir que o tratamento com toxina botulínica traz uma série de benefícios para os pacientes que utilizam.

 

E se você deseja fazer de forma segura para aproveitar essas vantagens, agende uma uma consulta com a Essentia Odonto. Entre em contato agora mesmo e garanta o melhor tratamento de botox!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.