O popular “dente encavalado” incomoda muitas pessoas, que buscam uma forma de alinhar os dentes da frente, garantindo assim um sorriso mais harmonioso. Mas existe um tratamento para isso?

Também conhecidos como dentes apinhados, trata-se de uma condição ortodôntica caracterizada pelo desalinhamento da arcada dentária.

E a busca pelo tratamento é motivada por fatores estéticos e para melhorar a autoestima de quem tem esta condição.

Mas além disso, ele é ideal para recuperar funções essenciais, por exemplo a dicção, mastigação e respiração.

Mas o que pode causar o dente encavalado? E quais as principais formas de tratamento? Para saber mais, continue lendo este artigo.  

Causa dos dentes encavalados

Diversos fatores podem causar o dente encavalado ou apinhado. Isso porque cada paciente carrega as suas particularidades quanto ao grau dessa condição.

Mas entre os principais motivos para dentes tortos estão:

  • hereditárias: o mau posicionamento pode ser definido por fatores genéticos
  • hábitos adquiridos: mesmo com uma genética favorável, alguns hábitos podem contribuir para o desalinhamento dos dentes, como: chupar o dedo, morder objetos, roer as unhas, etc;
  • traumas:  também é possível desalinhar os dentes com traumas, lesões ou pancadas na região, mesmo que com uma menor frequência.

Tratamentos 

O desalinhamento dos dentes é tratado por meio da ortodontia, que é a especialidade deste problema. Contudo, o tratamento escolhido pelo dentista vai levar em conta diversos fatores específicos, como:

  • idade do paciente;
  • quais os objetivos estéticos;
  • qual o grau de desalinhamento dos dentes.

Essas particularidades incluem qual será o tratamento e o tipo de aparelho que o paciente usará para alinhar os dentes. 

Os aparelhos dentários corrigem os problemas na arcada dentária e  também podem fazer com que o resultado final do sorriso fique mais harmônico com as proporções da face.

Existem dois tipos de aparelhos ortodônticos, que são:

  • Aparelhos fixos: que tem bráquetes de metal ou cerâmicos, que podem, ou não, ser ligados por um fio metálico. A correção é feita pela força mecânica aplicada para o alinhamento do dente encavalado;
  • Aparelhos móveis: podem ser utilizados após o tratamento com os aparelhos fixos para manter o alinhamento proporcionado.

E se você quer conhecer mais sobre especialidades odontológicas e garantir o melhor tratamento para os seus dentes, não deixe de acompanhar as novidades do Blog da Essentia Odonto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *