Cuidar da sua escova de dente é um processo tão importante quanto a higienização em si. Porque, apesar da escova estar em contato direto com água corrente e creme dental, não quer dizer que ela esteja livre de contaminações. 

Mas como devemos cuidar da nossa escova de dentes? Se você tem dúvidas sobre isso, então continue lendo este texto. 

Aqui preparamos um passo a passo de como cuidar da sua escova de dente e evitar que germes e bactérias sejam levados para a boca, garantindo a sua saúde. Confira!

Como cuidar da sua escova de dente

Não use porta-escova de dente ou capinhas protetoras de cerdas

Basta lavar a escova com água corrente e deixá-la secar em posição vertical,  longe do vaso sanitário, para garantir a sua limpeza e proteção. 

Ao usar um porta-escova de dente ou capinhas protetoras de cerdas, há o aumento da  probabilidade de bactérias se desenvolverem em um ambiente com calor e umidade.

Mantenha a escova longe do vaso sanitário

A escova de dentes não deve ser mantida em cima da pia do banheiro sem uma proteção nas cerdas. Porque é o local mais contaminado da casa e a preferência é que se guarde as escovas fora do banheiro. 

Caso não seja possível, conserve a escova em um armário fechado, de preferência distante do vaso sanitário, sempre na vertical. 

Jamais deixe sua escova em contato com outras

Nunca guarde sua escova perto de outras,. Porque com o toque entre as cerdas, haverá a troca de bactérias. 

Lave e enxague a escova antes do uso

Lave a sua escova de dente antes de utilizá-la, para a remoção de germes, restos de alimentos e sujeiras. Após o uso, seque completamente a escova com uma leve e pequena batida.

Troque a escova regularmente

Você sabia que o tempo médio de uso de uma escova de dente é de três meses.? Porque após esse período, as escovas são muito menos eficientes na remoção da placa dos dentes e gengivas em comparação com escovas novas. Portanto, troque sua escova regularmente!

Agende já a sua consulta na Essentia Odonto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *