Mau hálito, também conhecido como halitose, infelizmente é uma situação ruim e que gera desconfortos. Ele afeta cerca de 50 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Halitose (Abha). 

Além de atrapalhar a convivência social e causar diversos constrangimentos, o mau hálito pode ser indicativo de algum problema como cárie, ou mesmo de saúde, como distúrbio no trato gastrointestinal, rinite, sinusite, diabete e/ou transtorno hepático e renal. .

E muitas vezes mesmo com as medidas de higiene sendo mantidas, a halitose permanece.  Contudo, isso tem solução! 

Algumas dicas simples ajudam a acabar com o mau hálito e assim evitar problemas com essa situação. Acompanhe!

Não fique mais de 3 horas sem comer

Uma das principais causas do mau hálito é ficar mais de 3 horas sem comer. Porque quando o estômago fica vazio por muito tempo, há elevação na produção de ácidos estomacais e gases,subindo à boca causando o mau odor. 

Então, busque alimentos de fácil digestão, como saladas cruas, legumes cozidos e carnes magras, que têm menos gorduras e passam rapidamente pelo estômago.Lanches as frutas e o iogurte são os mais indicados, por exemplo, e também são mais facilmente digeridos.

Sempre escove os dentes após as refeições

Essa pode parecer uma recomendação básica, mas escovar os dentes após as refeições é uma das melhores formas de acabar ou evitar o mau hálito.

Porque essa ação evita o acúmulo de bactérias, a formação de tártaro e de cárie dentária, que causam a halitose.

Mas escove os dentes cerca de 30 minutos após as refeições, porque a saliva produzida após a alimentação ajuda a controlar o pH da boca. Ah, e não esqueça de escovar a língua!

Não consuma alho ou cebola crua

Não consuma alho ou cebola crua. Mas se quiser ingerir, faça com moderação, pois esses alimentos contêm enxofre e quando são ingeridos produzem gases que podem ser expelidos pela boca e causar o mau hálito.

Beba água ao longo do dia

Beber água ao longo do dia ajuda é outra forma de acabar com o mau hálito. O líquido mantém as mucosas hidratadas, a boca úmida e o hálito fresco. Por isso, é recomendado beber pelo menos 2 litros de água por dia em pequenos goles, para estimular a produção de saliva 

Use o fio dental

Usar o fio dental é importante para remover o excesso de alimentos que podem ficar entre os dentes após as refeições.

O fio dental evita a formação de placas bacterianas e tártaro que causam o mau hálito, e também atinge os espaços entre os dentes, que as escovas de dentes não alcançam.

Consulte o dentista regularmente

Por fim, consultar o dentista regularmente para avaliar a saúde dos dentes, se há cáries ou problemas na gengiva, ajudam a prevenir o mau hálito e a tratar a halitose. 

Por isso, é recomendado consultar o dentista pelo menos uma vez por ano para fazer a limpeza dos dentes, removendo o tártaro que são placas bacterianas acumuladas no dentes e que causam o mau hálito.

E você pode agendar uma avaliação aqui na Essentia Odonto. Aqui temos os melhores profissionais para garantir a saúde de seus dentes. Entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *