Saiba qual o tempo adequado de escovação dos dentes e assim manter uma boa higiene bucal

 

Quanto tempo você gasta para escovar os dentes? Apesar de isso parecer relativo, mas ter um período adequado faz toda a diferença na hora que você vai higienizar a sua boca, sabia?

De acordo com os profissionais dentistas, dois minutos é um tempo suficiente para fazer toda a escovação. Todavia, foi constatado que muitas pessoas não chegam nem perto deste tempo. 

Por isso, o tempo ideal de uma escovação é de dois minutos, dedicando 30 segundos a cada quadrante da arcada dentária. Fora o tempo em que se passa o fio dental e usar o enxaguante bucal. 

Apesar de este tempo ser uma média geral, alguns fatores devem ser considerados. Se você está fazendo um tratamento ortodôntico, por exemplo, a escovação pode ser estendida. 

Porque para precisam garantir a limpeza de todos os dentes e do aparelho dentário, normalmente se leva um tempo maior. 

Mas há também pessoas já dominam mais a técnica e conseguem fazer a escovação em um tempo mais curto, enquanto outros ainda possuem alguma dificuldade e precisam ser mais detalhistas. 

Contudo, não se prenda a um tempo certo se você sentir que não fez uma limpeza suficiente. Mais importante que um cronômetro é prestar atenção ao tempo de escovação e garantir que todas as superfícies sejam limpas. 

Ou seja, não tenha pressa, porque a técnica aplicada de maneira correta é mais importante. Assim, sempre escove os seus dentes com movimentos rítmicos e curtos, para frente e para trás ao longo dos dentes 

Não esqueça de também escovar a margem gengival e na superfície de cada dente. Use a ponta da escova para alcançar atrás de cada dente anterior, nas arcadas superior e inferior. E tão importante quanto escovar os dentes é usar o fio dental.

Porque é importante o tempo ideal para a escovação?

Ter um tempo ideal para escovar os dentes é muito importante. Se você não escovar os dentes no período suficiente, pode não fazendo a limpeza adequada.

Uma boa escovação busca a remoção de todas as bactérias dos dentes na escovação,  e sem isso, causar problemas graves, como gengivite ou periodontite podem surgir em sua boca. 

Mas isso é prejudicial não apenas para os seus dentes, como outras partes do corpo. Estudos recentes demonstraram que a placa bacteriana excessiva pode provocar acúmulo de placa nas artérias, causando sérias doenças. Portanto, capriche na escovação. 

A escovação excessiva pode ser prejudicial? 

De acordo com os dentistas, escovar os dentes por muito tempo não é um problema, mas aplicar muita força na escovação sim pode causar danos. 

Porque uma força excessiva pode causar abrasão do esmalte dos dentes e do tecido gengival, provocando sensibilidade dentinária. Não, faça a higienização com leveza.

Tente usar a mão não dominante para escovar. Com esse teste, você pode se surpreender ao perceber quanta pressão está aplicando. E notará uma diferença na qualidade da escovação. 

Assim, manter uma boa escovação garante a qualidade na saúde bucal e previne de sérios problemas, não apenas nos dentes mas no corpo em geral. 

E claro que uma boa avaliação também é recomendada pelos dentistas. Esperar para tratar a dor ou um problema em seus dentes poderá exigir mais vindas ao dentista e normalmente um custo maior em tratamentos. 

Sendo assim, destacamos a necessidade da consulta periódica com o dentista clínico geral na Essentia Odonto. Aqui você tem os melhores profissionais e condições acessíveis. Entre em contato!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *