Elas são pequenas, mas que causam grande incômodo na região bucal. veja como tratar e prevenir as aftas

 

A afta é uma pequena lesão que pode causar um grande incômodo na região bucal. Pelo menos uma vez na vida a pessoa pode ter esse problema. 

Basicamente, as aftas são pequenas úlceras que aparecem na região da boca. Podendo ser na língua, gengivas na parte interna dos lábios, bochechas, céu da boca e em casos mais graves, até na garganta. 

Em 85% aparece uma única lesão por vez, de acordo com os especialistas. Habitualmente são únicas e pequenas, com menos de 1 centímetro de diâmetro, em média têm cerca de 3 milímetros. As aftas costumam desaparecer entre uma semana a 15 dias. 

Geralmente, as lesões provocam dor intensa na pessoa, principalmente no momento de comer. Mas em alguns casos, a dor é tão intensa que, mesmo sem o toque de nenhum alimento, a afta causa incômodo.

O que causa a afta? 

O motivo exato não tem uma explicação concreta, mas de acordo com especialistas, o surgimento das aftas pode estar relacionado com situações de estresse, ferimentos causados por aparelho dental ou uso de cigarros. Alergias e deficiências na alimentação, como falta de vitaminas B12, C, zinco e ferro também podem contribuir.

Mas algumas patologias, tais como doenças inflamatórias intestinais, refluxo e algumas doenças imunológicas, podem estar relacionadas com o surgimento dessas lesões. Portanto, o ideal é fazer um acompanhamento médico. 

Como tratar a afta

O ideal é que se espere a cura natural das aftas, que desaparecem em até duas semanas. Mas há pomadas que ajudam a aliviar as dores, e contém ação anti-inflamatória. 

Você pode também buscar soluções para desinfetar a boca, como uma forma de aliviar os sintomas e o mal-estar provocado pelas aftas. E isso inclui receitas mais caseiras ou populares, como bochechar água com sal, por exemplo. 

Outras das hipóteses também menos convencionais é colocar gelo em cima das aftas, procurando desta forma amenizar o mal-estar sentido.

Contudo, se esse é um problema constante, não deixe de buscar a avaliação de um dentista, que indicará o tratamento ideal. 

 

Na Essentia Odonto você encontra os melhores profissionais para ajudar você a tratar as aftas e outros problemas na saúde bucal. Faça uma avaliação conosco. Entrando em contato no site, você faz o seu agendamento. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.