“Então é Natal… e o que você fez?” Chegou o fim de ano e o questionamento vale também para a saúde bucal. Você tem cuidado dela ao longo do ano?

Porque sabemos que neste período de festas e celebrações, várias comidas deliciosas também marcam presença. Mas não é por isso que a saúde bucal deve ser deixada de lado nessa época!

Apesar de ser comum deixar a dieta de lado para curtir esse período da melhor forma, não se pode dizer o mesmo em relação ao cuidado com os dentes. 

Por aderir a uma alimentação não tão equilibrada, eles podem ser muito prejudicados. Mas algumas dicas podem ser adotadas para que você aproveite as festas sem descuidar de seus dentes.

Confira abaixo!

Fique atento a certos alimentos

Quem usa aparelho ortodôntico tem conhecimento que algumas comidas são verdadeiras inimigas. Por isso devem ser evitadas para alcançar seu sorriso perfeito. 

Como exemplo podemos citar as nozes e castanhas. Mas caso queira comer mesmo assim, mastigue-os com cuidado e em pedaços pequenos.

Higienize após os doces

Os doces de Natal, como o panetone, chocotone, rabanada, são irresistíveis, não é? Mas após se deliciar com elas, não esqueça de escovar os dentes depois.

Porque sabemos que o excesso de açúcar prejudica os dentes, aumentando as chances de cáries e outros perigos para a saúde bucal. E não exagere no consumo.

As uvas passas são aliadas higiene bucal

Apesar da polêmica se pode ou não colocar passas na comida, saiba que elas são uma excelente aliada para a saúde dos dentes. 

De acordo com pesquisas científicas,as uvas passas protegem o dente do acúmulo de placa, além de atuar na prevenção de bactérias que provocam cárie e doenças periodontais. Então que tal aproveitar o momento e ingeri-las sem culpa ou implicância?

Não durma sem escovar os dentes

Nas festas de fim de ano costumamos ficar acordado até tarde e por isso é normal estar cansado depois de tanto celebrar. Mas nada de se jogar direto na cama e dormir! Deixe a preguiça de lado e escove bem os dentes antes do sono profundo. 

Durante a noite, a nossa boca fica mais seca, o que aumenta a chance das bactérias se proliferarem. Ou seja: as chances de cárie, problemas gengivais e mau hálito são enormes! Então higienize bem os dentes.

Evite exagerar no vinho

O vinho é uma bebida clássica durante as comemorações de Natal. Além de saboroso, ele traz até mesmo alguns benefícios para a saúde. Mas não deve ser consumido em exagero. 

A coloração do vinho tinto se consumido em excesso pode manchar os dentes. Para quem está fazendo clareamento, pode ser mais prejudicial. 

Assim, com esses cuidados você garante a sua celebração de fim de ano e fica livre de preocupações com a  saúde bucal ao longo do ano seguinte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *