Cuidados durante o tratamento são fundamentais para que ele ocorra no tempo certo

 

Ter bons hábitos de cuidados e higiene são fundamentais para que um tratamento ortodôntico ocorra no tempo previsto pelos dentistas. Contudo nem sempre ele é cumprido, devido a atitudes feitas pelos próprios pacientes. 

É comum que muitos dentistas  percebam que o tratamento está demorando mais do que o esperado, porque o paciente deixou de tomar os cuidados certos. Essa falta de contribuição influencia em aproximadamente 50% no tempo estimado no início do procedimento. 

Por isso, quando se está em um tratamento ortodôntico, é preciso evitar algumas atitudes corriqueiras para garantir um bom resultado e sem atrasos.

Felizmente essa é uma situação que pode ser revertida, com paciência e dedicação.  Quer saber como? Então acompanhe este post, que separamos quais os hábitos que atrasam o tratamento ortodôntico e como evitá-los. Aproveite a leitura!

Não cuidar da higiene bucal

Essa é uma dica que parece clichê, porque desde pequenos estamos acostumados a ouvir que cuidar da higiene bucal é fundamental. Mas muitas pessoas não seguem esse ensinamento. 

Evidente que o descuido com a saúde da boca e a sua higienização acarreta em danos, incluindo para quem usa aparelho ortodôntico. Mesmo que a escovação com o aparelho fixo seja mais demorada, é fundamental que cada peça conectada aos seus dentes seja totalmente limpa. 

Além disso, é fundamental o uso do fio dental para remover o acúmulo de placas dos dentes e bráquetes. 

Não usar os elásticos de forma correta 

Os elásticos são peças muito importantes para a evolução do aparelho ortodôntico. Por isso, preste muita atenção na hora de receber as instruções sobre eles. 

O uso incorreto do elástico resulta em  movimentos indesejáveis dos dentes e, causando uma indesejada regressão do tratamento. 

Cada elástico possui espessuras e tamanhos diferentes, que influenciam nos movimentos necessários para a posição correta dos dentes. 

Roer unhas

Curiosamente, roer unha também pode atrasar o seu tratamento ortodôntico. Porque este (mau) hábito exige muito da musculatura da boca e dos dentes. Com o tempo, pode quebrar alguns dos bráquetes do aparelho

Assim, evite roer unhas e também mastigar objetos, como tampas de caneta e armação de óculos, para proteger o seu aparelho.

Mastigar alimentos duros

Se você não dispensa um pé de moleque, maçã do amor, caramelo e pipoca então deve rever isso. Porque, apesar de serem muito deliciosos, esses alimentos são muito duros, o que é um risco para o aparelho.

Não informar sobre danos no aparelho

Muitos pacientes têm danos no aparelho ortodôntico mas acabam não informando aos dentistas sobre isso. 

Contudo, isso deve ser informado rapidamente, porque quando um bráquete se solta, o dente não está mais recebendo a força adequada. Em alguns casos ele acaba voltando à posição inicial.

Então se notar qualquer dano em seu aparelho, informe o dentista o mais rápido possível. 

Deixar de ir às consultas de manutenção

Por fim, não comparecer ou adiar as consultas de manutenção do aparelho ortodôntico atrasam o tratamento ortodôntico. Priorize isso, porque além de garantir um sorriso bonito e saudável mais rápido, também ajuda no seu bolso a não gastar por tempo a mais, de forma desnecessária. 

A Essentia Odonto os melhores tratamentos ortodônticos para você! Entre em contato com a nossa equipe e agende sua avaliação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *