Um incômodo que atinge muitas pessoas, a dor de dente tem diferentes causas. Saiba quais são.

 

Quem já sofreu com dor de dente sabe o quanto isso incomoda. E isso trata-se de um sinal emitido pelo corpo que algo não vai bem na saúde dental. 

Mas esse é um problema considerado comum e afeta vários tipos de pacientes. Contudo, nunca deve ser considerado normal. Por isso se você sentir qualquer incômodo, deve procurar um dentista o mais rápido possível. 

Seja mais leve ou mais intensa, diversos motivos podem causar a dor de dente. Muitas vezes inicia de forma bem leve, mas que pode ir progredindo a intensidade e não cessa enquanto um tratamento não for iniciado. 

Basicamente, a dor de dente é uma inflamação que surge em uma região sensível, composta por nervos e vaso sanguíneos. 

Qualquer agente agressor que consiga atingir o nervo do dente causa a dor na região.Um dos motivos mais comuns são as cáries. Mas não é o único. Veja a seguir quais são os principais. 

Principais causas da dor de dente

Cáries

Estão entre os casos mais frequentes de dores de dente. E elas costumam ser o alerta para que o paciente descubra que tem alguma cárie. 

A cárie trata-se de um buraco causado por bactérias, que cavam as camadas externa dos dentes, esmalte e retina. Assim, quando essa cavidade se avança e atinge as terminações nervosas, inicia a dor.

Sensibilidade

Outra grande causa de dor no dente é a sensibilidade, que costuma surgir com o desgaste do esmalte dentário. Ele pode acontecer por traumas, erosão dentária, ou outros motivos.

Quando há o desgaste do esmalte, que é a camada que protege a área interna do dente, há a exposição da retina. Portanto,  qualquer coisa que entra em contato com os dentes fica muito mais próxima das terminações nervosas da polpa dentária. 

Com isso, aumenta-se a sensibilidade do dente, causando dor, principalmente a temperaturas muito frias ou muito quentes e aos choques mais fortes.

Problemas da gengiva

Problemas de má higienização também causam a dor de dente. Um deles é a gengivite, c inflamação na gengiva provocada por higienização inadequada na boca.  

Com o passar do tempo, a inflamação aumenta e pode gerar uma retração na gengiva. Assim a parte da raiz do dente fica exposta.

Outro problema causado pela gengivite é a periodontite, onde parte do osso começa a ser reabsorvida, criando um espaço entre o osso e o dente, chamado de bolsa periodontal. Quando inflama, também contamina a polpa do dente.

Bruxismo

O  bruxismo trata-se do hábito de ranger os dentes, que com o tempo também causa a dor de dente. O problema é causado geralmente por estresse ou encaixe desajustado nos dentes. 

O portador de bruxismo cria uma forte pressão entre os dentes de cima e de baixo, causando assim as dores de dente, além de desgaste e até fraturas nos dentes.A além dos dentes, essa tensão elevada da articulação também costuma causar fortes dores de cabeça. 

Dentes do siso

Mais uma causa comum de dor de dente é a inflamação causada pelos dentes do siso. A falta de espaço na boca ou o mal posicionamento do siso fazem a pressão sobre os ossos maxilares, a gengiva e também sobre os outros dentes. Com isso há a inflamação no tecido e dores na região.

Independente da causa, se a dor de dente é incômodo para você, não deixe de fazer uma avaliação na Essentia Odonto. Aqui você tem profissionais e tratamentos ideais para a sua saúde bucal. Conheça os nossos serviços!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *