Um incômodo que atinge muitas pessoas, a dor de dente tem diferentes causas. Saiba quais são.
Quem já sofreu com dor de dente sabe o quanto isso incomoda. E isso trata-se de um sinal emitido pelo corpo que algo não vai bem na saúde dental.
Mas esse é um problema considerado comum e afeta vários tipos de pacientes. Contudo, nunca deve ser considerado normal. Por isso se você sentir qualquer incômodo, deve procurar um dentista o mais rápido possível.
Seja mais leve ou mais intensa, diversos motivos podem causar a dor de dente. Muitas vezes inicia de forma bem leve, mas que pode ir progredindo a intensidade e não cessa enquanto um tratamento não for iniciado.
Basicamente, a dor de dente é uma inflamação que surge em uma região sensível, composta por nervos e vaso sanguíneos.
Qualquer agente agressor que consiga atingir o nervo do dente causa a dor na região.Um dos motivos mais comuns são as cáries. Mas não é o único. Veja a seguir quais são os principais.
Principais causas da dor de dente
Cáries
Estão entre os casos mais frequentes de dores de dente. E elas costumam ser o alerta para que o paciente descubra que tem alguma cárie.
A cárie trata-se de um buraco causado por bactérias, que cavam as camadas externa dos dentes, esmalte e retina. Assim, quando essa cavidade se avança e atinge as terminações nervosas, inicia a dor.
Sensibilidade
Outra grande causa de dor no dente é a sensibilidade, que costuma surgir com o desgaste do esmalte dentário. Ele pode acontecer por traumas, erosão dentária, ou outros motivos.
Quando há o desgaste do esmalte, que é a camada que protege a área interna do dente, há a exposição da retina. Portanto, qualquer coisa que entra em contato com os dentes fica muito mais próxima das terminações nervosas da polpa dentária.
Com isso, aumenta-se a sensibilidade do dente, causando dor, principalmente a temperaturas muito frias ou muito quentes e aos choques mais fortes.
Problemas da gengiva
Problemas de má higienização também causam a dor de dente. Um deles é a gengivite, c inflamação na gengiva provocada por higienização inadequada na boca.
Com o passar do tempo, a inflamação aumenta e pode gerar uma retração na gengiva. Assim a parte da raiz do dente fica exposta.
Outro problema causado pela gengivite é a periodontite, onde parte do osso começa a ser reabsorvida, criando um espaço entre o osso e o dente, chamado de bolsa periodontal. Quando inflama, também contamina a polpa do dente.
Bruxismo
O bruxismo trata-se do hábito de ranger os dentes, que com o tempo também causa a dor de dente. O problema é causado geralmente por estresse ou encaixe desajustado nos dentes.
O portador de bruxismo cria uma forte pressão entre os dentes de cima e de baixo, causando assim as dores de dente, além de desgaste e até fraturas nos dentes.A além dos dentes, essa tensão elevada da articulação também costuma causar fortes dores de cabeça.
Dentes do siso
Mais uma causa comum de dor de dente é a inflamação causada pelos dentes do siso. A falta de espaço na boca ou o mal posicionamento do siso fazem a pressão sobre os ossos maxilares, a gengiva e também sobre os outros dentes. Com isso há a inflamação no tecido e dores na região.
Independente da causa, se a dor de dente é incômodo para você, não deixe de fazer uma avaliação na Essentia Odonto. Aqui você tem profissionais e tratamentos ideais para a sua saúde bucal. Conheça os nossos serviços!