O Botox preventivo é uma técnica cada vez mais buscada por pessoas que desejam minimizar os sinais do tempo ou envelhecimento precoce da pele. 

O desejo de manter a pele com a aparência jovem, retardando os sinais de envelhecimento, faz com que as pessoas procurem cada vez mais o botox preventivo. O termo é cada vez mais conhecido por prevenir mais cedo os sinais do tempo. 

A aplicação preventiva da toxina botulínica, também conhecida como botox, minimiza rugas e linhas formadas, devido à contração dos músculos na face. Assim, a toxina relaxa a musculatura, enfraquecendo a contração e reduzindo as rugas. 

Apesar da popularidade ter aumentado, muitas pessoas costumam ter dúvidas sobre o procedimento, como a partir de que idade ele pode ser feito, como ele age na pele, entre outras.

Por isso, antes de recorrer à técnica, é preciso conhecer bem sobre ela, suas indicações e seus efeitos. 

Se você tem dúvidas, não precisa se preocupar. Neste artigo você vai saber mais detalhes sobre o botox preventivo. Acompanhe!

O que é o botox e como ele age?

Como dito anteriormente, o botox é a toxina botulínica, substância capaz de paralisar os músculos de uma determinada região. Costuma ser utilizado na área da saúde e estética, mas também é útil para o tratamento de doenças como, espasmos musculares e até mesmo para atenuar rugas faciais.

Quando ocorre a aplicação do botox, a região fica paralisada por aproximadamente 6 meses. Contudo, é possível que haja divergência nesse prazo.

Por ser um produto que evita a contração muscular, o uso do botox é indicado apenas como prevenção de novas rugas. No caso das rugas já estabilizadas, ele não fará efeito. 

A contração ocorre geralmente em expressões faciais, como risos ou choro, e outros fatores, como redução do colágeno e elastina, exposição ao sol, uso de cigarro e álcool, má alimentação, etc. 

Assim, a toxina botulínica age de forma preventiva, para evitar que esses fatores contribuam para a formação de novas rugas e linhas de expressão na pele. 

Quando devo recorrer ao botox preventivo?

Não há uma idade específica para iniciar o uso do botox. Contudo, especialistas informam que a busca começa a partir dos 25 anos, quando a pele começa a apresentar os primeiros sinais. Mas uma consulta ao especialista é recomendada.

De modo geral, a toxina  pode ser usada para: 

  • amenizar e prevenir rugas
  • reduzir o sorriso gengival
  • levantar sobrancelhas e nariz
  • reduzir o “sorriso triste”
  • acabar com o bruxismo

Mas vale reforçar que uma avaliação prévia é o ideal para definir em cada caso qual a recomendação do uso da toxina. 

E outro fator importante é que o paciente deve seguir as orientações pré e pós procedimento, pois elas vão potencializar o efeito do tratamento. 

E com a Essentia Odonto você tem profissionais especializados para avaliar o seu caso e garantir a aplicação segura do botox preventivo. Agende uma avaliação conosco!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *