Veja mais detalhes sobre como funciona a osseointegração!

 

O processo de osseointegração ainda gera muitas dúvidas entre os pacientes em consultórios odontológicos. Principalmente porque muitos não conhecem esse procedimento. Mas saiba que ele está relacionado aos implantes dentários. 

A osseointegração é fundamental para que o implante dentário tenha resultados satisfatórios. Trata-se da união entre o osso do dente e uma superfície de titânio, incorporada a ele. 

Assim, o paciente pode  viver normalmente com esse dispositivo bucal, como se fosse um dente natural. Isso é possível porque o pino de titânio tem uma biocompatibilidade, ficando incorporado ao osso de maneira natural.

Esse procedimento é muito recomendado pelos dentistas, devido à sua eficácia no tratamento dental dos pacientes. 

Mas por muitas pessoas ainda terem dúvidas sobre a osseointegração, preparamos este artigo para explicar mais detalhes sobre esse tratamento. Confira!

O que é a osseointegração?

Desenvolvida desde a década de 40, mas com maiores pesquisas feitas a partir dos anos 60, a osseointegração é uma técnica baseada no processo de absorção que é natural do próprio organismo. 

Portanto, na cirurgia o paciente recebe o  pino de titânio para substituir a raiz dentária, parte fundamental para a aderência do implante. E a ideia é fazer a integração do pino ao osso em que for implantado. 

No período de 4 a 6 meses, ocorre o desenvolvimento do osso ao redor da peça, que maior sustentação e segurança. Mas esse prazo varia de acordo com a região implantada e das condições ósseas do paciente. 

Após esse período, é preciso retornar ao dentista, para uma avaliação se o osso realmente conseguiu integrar o pino. Caso positivo, uma segunda cirurgia é feita para remover a gengiva que recobre a área deste pino e colocar um dente artificial para a conexão do pino implantado.

Quando a osseointegração é indicada? 

Os dentistas indicam a osseointegração para pacientes que procuram implantar por um longo período o dente artificial. E mesmo que seja um dente  sintético, o aspecto e funcionalidade é igual a um dente natural. 

Quais os benefícios deste método?

São diversos benefícios da osseointegração para o paciente que deseja mais firmeza e eficiência em seus implantes dentários. Alguns deles são:

 

  • Material bem aceito pelo corpo
  • Aderência eficiente
  • Não dói
  • Pacientes satisfeitos com o resultado

 

Portanto, pode se concluir que a osseointegração é uma ótima alternativa para quem quer fazer implantes dentários. Mas é importante buscar um dentista especializado para um tratamento ideal. E na  Essentia Odonto você encontra os melhores profissionais para uma implantação adequada. Faça uma avaliação conosco! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *