Procedimento é um dos mais procurados nos consultórios odontológicos

 

As facetas dentárias são elementos ideais para quem deseja recuperar um belo sorriso. Feitas em resinas ou porcelana, essas peças também são conhecidas como lentes de contato dentárias, que podem ser colocadas sobre os dentes pelo dentista.

E o resultado é um sorriso mais harmonioso, com os dentes brancos e bem alinhados. E além do campo estético, as facetas também minimizam o desgaste dos dentes e acumulam menos placa bacteriana, melhorando a higiene e a saúde bucal.

Mas vale lembrar que elas são permanentes. Por isso, será necessário o paciente consultar o dentista para analisar a situação após a aplicação. 

Além disso, esse procedimento só deve ser feito por um profissional especializado para avaliar a condição de seus dentes. 

Quem pode usar as facetas dentárias 

As facetas dentárias podem ser utilizadas em diversos casos. Mas de acordo com os profissionais, o seu uso é indicado para:

  • Aproximar os dentes que estão separados
  • Dentes muito pequenos em pessoas adultas;
  • Melhorar a aparência dos dentes quebrados ou danificados por cáries;
  • Harmonizar o tamanho dos dentes;
  • Alterar a cor dos dentes manchados ou escurecidos 

 

E o seu uso não é indicado nos seguintes casos: 

  • Dentes fracos e desvitalizados, que podem cair;
  • Má oclusão dental
  • Dentes sobrepostos;
  • Diminuição do esmalte dental

 

Por isso, todo procedimento deve ser avaliado por um profissional dentista, que indicará ao paciente qual o melhor tratamento para os casos específicos. 

Vantagens e desvantagens das facetas dentárias

E como todo procedimento, existem vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas pelo paciente antes de decidir que é a hora de colocar facetas dentárias. 

Correção no tom dos dentes 

Seja bebendo café, fumando cigarros ou comendo alimentos altamente pigmentados, possivelmente os dentes acabaram adquirindo uma coloração mais amarelada ou escura, com o passar do tempo. 

Assim, com as facetas dentárias o seu sorriso pode ser branqueado rapidamente no consultório dentário, inclusive podendo ser recomendada pelo dentista. 

Correção de problemas estéticos

Outra vantagem das facetas dentárias é que elas corrigem pequenas falhas ou dentes  levemente tortos. Por mais que elas não mudem os dentes de posição, podem ajudar a guiar os movimentos durante a mastigação, e

Melhora o esmalte danificado

O esmalte do dente é forte, com o passar dos anos, fica mais desgastado devido à escovação agressiva dos dentes ou porque você ingere alimentos e bebidas altamente ácidos. Assim, alguns dentistas podem recomendar uma faceta para corrigir os desgastes causados pela abrasão ou erosão ácida.

Mais sensibilidade

As facetas podem aumentar a sensibilidade nos dentes em algumas pessoas. Também é possível que você fique sensível a oscilações de temperatura nos primeiros dias após o procedimento, de forma temporária.

Irreversível

As facetas laminadas são consideradas um procedimento permanente. Em muitos casos o dentista precisará mudar a estrutura do seu dente natural para colocá-las adequadamente.

Por isso, essa lente de contato deve ter recomendação do dentista para a aplicação.

Agora que você já sabe mais sobre as facetas dentárias, é ideal que você faça uma avaliação adequada para verificar a necessidade do uso. E na Essentia Odonto você encontra os melhores profissionais e com preços acessíveis. Entre em contato e faça uma avaliação!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *