O que são próteses dentárias?

Importante elemento na odontologia, as próteses dentárias ajudam a recuperar o sorriso do paciente. Conheça mais sobre elas!

 

Você sabe o que são próteses dentárias? Tratam-se de aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes. Elas podem ser fixas ou removíveis. Mas independente disso, ambas têm um importante papel na manutenção do sorriso do paciente. 

E mesmo que não diferente dos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás.

Atualmente existem dois tipos de próteses: as totais, que também são conhecidas como dentaduras, e as parciais. 

Para decidir qual a melhor para o paciente, o dentista faz uma avaliação que aponta que tipo de prótese é a mais apropriada, dependendo do número de dentes a ser substituídos e o custo do tratamento.

Como as próteses dentárias funcionam

Cada tipo de prótese tem a sua forma de funcionar. No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apoia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca). Já a prótese inferior é confeccionada em formato de “U”, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua.

As próteses são feitas sob medida em parceria entre o dentista e o técnico em prótese dental, a partir de moldes tirados de sua boca.

Neste caso, a  cicatrização pode demorar vários meses, período que exigirá um reembasamento da prótese que será instalada, de forma a diminuir as cargas que incidirão sobre o tecido. 

As etapas de confecção da prótese devem ser aprovadas por você paciente e pelo seu dentista. 

Por outro lado, a prótese parcial removível é feita em uma estrutura metálica que se apoia nos dentes naturais e rebordo (osso e tecido). 

Algumas vezes, são colocadas coroas sobre alguns dos dentes naturais e que servem como apoios para a prótese. Essas próteses devem estar bem ajustadas em todos os tecidos e não deve causar lesões em sua boca.

 

Qual a durabilidade das próteses?

Após um período, sua prótese dentária deverá passar por reajustes, ser refeita ou recolocada devido ao desgaste normal. 

Esse desgaste faz com com que sua prótese fique solta, dificultando a mastigação e irritando a gengiva. Converse com o seu dentista, pelo menos uma vez ao ano, para uma avaliação. Geralmente essas próteses não devem ser utilizadas por mais de cinco anos.

E na Essentia Odonto você tem a melhor opção de profissionais e materiais para as suas próteses. Agende uma avaliação e conheça os nossos serviços!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *