Obturação endodôntica: finalidade do procedimento é  preencher permanentemente o espaço e cavidades nos dentes

Certamente você conhece pelo menos uma pessoa que precisou recorrer à obturação. O procedimento tem a finalidade de preencher permanentemente o espaço que era ocupado pela polpa radicular. 

Assim, com materiais inertes e antissépticos, promove um selamento tridimensional para  eliminar qualquer espaço via oclusal, apical ou sistema de canais radiculares. 

Existem diversos motivos que o dentista indica para a obturação dos canais radiculares, após uma avaliação criteriosa do profissional. Entre os requisitos básicos que devem ser preenchidos estão:

  • Os canais devem estar corretamente limpos e modelado
  • Ausência de:
  • Exsudação persistente (canal seco)
  • Sintomatologia (dor) espontânea ou provocada
  • Odor
  • Mobilidade (relativo)
  • Edema

Importante lembrar também que o dente modelado não deve ficar aberto na cavidade bucal por rompimento da restauração provisória.

Geralmente a obturação pode ser executada em sessão única ou múltiplas sessões. Mas é a situação real e individual que o dente se encontra que determinará qual o tratamento adequado. 

Quer saber mais sobre o que é obturação endodôntica? Então continue lendo este texto, e nele você também conhecerá 4 técnicas desse procedimento. 

Como é feita a obturação?

No tradicional preenchimento do canal radicular, o dentista faz a união de um cone de guta-percha principal com cones acessórios combinados. Um cimento é usado para preencher os espaços entre os cones de guta-percha e a parede dentinária.

Mas nos casos em que ocorrem os ápices abertos com grandes reabsorções apicais, pode-se fazer um tampão apical com algum cimento biocerâmico reparador, para em seguida continuar a obturação com guta-percha e cimento endodôntico.

E basicamente na maioria das técnicas de obturação é preciso selecionar um cone principal para modelagem dos canais, como os cones de guta-percha com várias conicidades também, o que nos proporciona maior praticidade para obturar os canais e por vezes, conseguirmos obturar um canal com um cone único.

Quais são as principais técnicas de obturação

Existem várias técnicas que podemos realizar para obturar os canais radiculares. Mas neste texto, vamos focar em 4 principais técnicas para interesse clínico e também dos pacientes. 

Condensação lateral

A técnica da condensação lateral é a mais popular de obturação tanto na prática quanto no ensino, na maioria das instituições. Ela é relativamente simples e requer poucos materiais. 

Mas o profissional precisa ter o controle do comprimento da obturação, pois essa técnica não forma massa homogênea e podem ocorrer fraturas radiculares verticais.

Hibrida de Tagger

Nesta técnica são utilizados compactadores de MCSpadden para fazer a termoplastificação da guta-percha. Os compactadores de MCSpadden podem ser encontrados nos calibres de 25 a 140 e podem ser de 21 a 25 mm. 

Esses compactadores de Mcspadden podem ser encontrados em aço inoxidável ou em níquel titânio. A MCSpadden deve ser inserida no contra-ângulo no canal até encontrar resistência.

A técnica possibilita a correção de uma obturação, menos tempo de trabalho e consumo de material, reabsorção interna, bom selamento e um ótimo csuto benefício. custo benefício.

Obturação do cone único

Nesta técnica, a diferença é que você usará somente um cone de guta-percha para obturar o canal. Muitas vezes o uso de régua calibradora para o ajuste deste cone se faz muito importante.

Se limita aos canais em que podemos observar que somente um cone específico, com conicidade específica, se adapta ao canal radicular sem necessidade ou possibilidade de colocar cones acessórios.  

Onda contínua de compactação

Por fim, essa termoplastificação que proporciona um melhor selamento e preenchimento das regularidades. É feita a plastificação da guta percha no interior do canal com um instrumento aquecido, seguido uma imediata compactação vertical.

Existem duas fases nesta técnica de obturação: a Fase de Downpack (coroa ápice) e a passe do Backpack ou Backfill (ápice coroa).

 

Agende sua consulta na Essentia Odonto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *