O amarelamento dos dentes é uma situação comum, mas que pode facilmente ser resolvida. Veja como.

Os dentes amarelados ou escurecidos são resultados diretos de influências externas, como alimentação ou o uso do cigarro. Mas essa situação é um incômodo para muitas pessoas. 

Porque ter o dente branquinho é o desejo de muita gente. E mesmo que a odontologia tenha avançado, os custos de um clareamento ainda não é acessível para todos. 

Mas entender porque eles passam pela mudança de cor pode ajudar no processo de cuidados para evitar isso. E eles são mais simples do que você imagina. 

E quer saber quais são eles? Então continue a leitura deste artigo, que você vai saber mais detalhes sobre porque os dentes escurecem. Aproveite!

Por que os dentes escurecem?

Em um processo natural ao longo dos anos, eles acabam ganhando uma tonalidade mais amarelada ou escura. Isso ocorre devido a alterações fisiológicas e patológicas.

Ou seja, a dentina, parte do dente correspondente à sua coloração fica mais desgastada e esse processo rpgrssivo se reflete na parte externa. 

Por isso, há uma explicação de porque pessoas mais velhas apresentam dentes mais escuros. Mas essa mudança de tom não se limita apenas ao fator idade. 

Assim, o estilo de vida de cada indivíduo pode influenciar diretamente neste processo”, justifica.

Por isso, se atentar a alguns outros fatores é essencial para prevenir o escurecimento. E um dos principais é a alimentação. 

Este é um fator que está claramente associado à qualidade de nosso sorriso. Ingerir café, vinho, beterraba, açaí, chocolate e refrigerante, que são alimentos com forte pigmentação, causam manchas e escurecem os dentes.

Além desses, outros fatores influenciam o escurecimento, como:

  • tabagismo;
  • genética;
  • acúmulo de tártaro;
  • manchas internas 
  • trauma nos dentes, ocasionada por morte do nervo, resultando em uma coloração marrom, cinza ou preta.

Como evitar?

Ter escolhas e os cuidados que temos com os dentes ao longo da vida refletem em nossa saúde bucal. A boa notícia é que existem algumas medidas capazes de reduzir, consideravelmente, as chances de ter dentes escuros. 

Entre elas estão:

  • visitas periódicas ao dentista;
  • boa higienização dental;
  • evitar o tabagismo;
  •  alimentos ricos em açúcares ou com intensa pigmentação.

E para ter um clareamento ideal, conte com nossa equipe na Essentia Odonto. Aqui temos os melhores tratamentos para os seus dentes, deixando eles mais bonitos e saudáveis. Marque uma avaliação hoje mesmo conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *