Por que passar o fio dental diariamente?

O fio dental costuma ser uma etapa muito ignorada no processo de higienização bucal. Mas sabia que ele faz todo o diferencial para a estética e saúde de seu sorriso?

O que muitas pessoas desconhecem é que o papel dele é, inclusive, maior do que o da escova de dentes em si. Porque ele tem o poder de remover a placa bacteriana e resíduos de comidas em locais difíceis de alcançar. 

Assim, evita que sérios problemas de saúde bucal possam se formar com o passar dos anos, como as cáries ou gengivite, por exemplo. 

Então, por mais que isso pareça um mero detalhe dentre essa rotina de limpeza, na verdade o uso do fio-dental é essencial para manter alguns problemas bucais bem longe.

Quer saber mais sobre a sua importância na limpeza diária de nossos dentes? Então continue lendo este artigo que tem informações essenciais. Aproveite a leitura!

Porque passar o fio dental é importante?

Não apenas escovar os dentes, mas adotar o hábito diário de usa-lo é essencial. Porque ele ajuda a fazer uma limpeza completa na região bucal. 

O indicado é que ele seja usado ao menos três vezes por dia. Ela alcança locais entre os dentes, que a escova de dentes não consegue chegar. 

E por isso, ele é uma poderosa arma para prevenir problemas nos dentes como cáries, mau hálito, tártaro e doenças relacionadas à gengiva, possam se desenvolver.

Abaixo separamos os principais benefícios de usar o fio dental diariamente. Acompanhe. 

Limpeza profunda 

Como explicamos acima, a escova de dentes, apesar de ser eficiente na limpeza dos dentes, não alcança certos locais na boca. E é aí que surge a importância do fio dental. 

É ele que vai limpar profundamente o espaço entre um dente e outro, retirando os restos de alimentos que ficam presos e se acumulam nessas frestas, e remove a placa bacteriana que se acumula. 

Prevenção de gengivite e doença periodontal

Usar o fio dental também evita a gengivite e outras doenças periodontais. Porque os restos de comida que se acumulam na gengiva, na parte parte visível do dente, viram alimento para bactérias que acabam causando inflamações que comprometem a saúde bucal.

Assim, o fio dental ajuda a remover o tecido inflamado que dá início à gengivite. Mesmo que tenha algum sangramento, não deixe de usá-lo. Para evitar isso, basta passá-lo com cuidado. Se o sangramento persistir por mais de uma semana, procure seu dentista.

Previne o mau hálito 

Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode levar a constrangimentos. Por isso o uso do fio dental é primordial para combater a halitose e prevenir a ação das bactérias. 

Remove placa bacteriana

A placa bacteriana nada mais é do que um acúmulo de bactérias e restos alimentares que ficam nos dentes. Por mais que a escova remova a placa da parte superficial, não há uma limpeza adequada nos espaços entre os dentes. Assim, use o fio dental para uma remoção completa. 

Quando ela não acontece, a placa bacteriana endurece e forma o tártaro. Ele deixa os dentes amarelados e mais propensos a ter cáries.

Melhora a estética bucal

Não apenas para prevenir doenças, mas usar o fio dental ajuda a manter uma melhor estética na boca. Afinal, que constrangedor sorrir e perceber que tem um pedacinho de alface ou feijão entre os dentes. Melhor evitar, certo?

Além disso, o fio dental ajuda a preservar o esmalte dos dentes, tornando-os mais fortes e brilhantes, resistentes às manchas, amarelamento e quebras

Como usar o fio dental corretamente

Agora que você viu a importância e vantagens em usar o fio dental, antes ou após a escovação,  mas tem dúvidas sobre como usá-lo da forma correta, veja as nossas dicas abaixo. 

  • Pegue cerca de 40 centímetros de fio dental para cada limpeza. 
  • Enrole o fio no dedo médio de cada mão e deixe cerca de dez centímetros entre eles.
  • Com o fio entre o indicador e o polegar de cada mão e o passe suavemente entre cada um dos dentes. 
  • Lembre-se de ultrapassar a linha da gengiva com cuidado para não ferir o tecido. 
  • Faça movimentos para frente e para trás para retirar o fio. 
  • E use sempre um pedaço novo de fio dental para cada dente.

Agora que você aprendeu mais a importância do fio dental para sua saúde bucal, aprenda mais dicas como essas acompanhando o blog da Essentid Odonto, que tem as melhores informações sobre saúde bucal para você!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *