Aparelho é indicado pelos dentistas para um melhor resultado no tratamento. Saiba o porquê!

Quem passou ou passa atualmente por um tratamento ortodôntico, já sabe que o fim do procedimento ocorre com o uso da contenção, comum após o uso do aparelho. Mas você sabe o porquê? 

A resposta é que o acessório é o grande responsável por manter o alinhamento dos dentes. O seu uso impedirá que eles voltem a entortar após o fim do procedimento. 

Apesar do aparelho ortodôntico ser importante para resolver vários problemas bucais, e não apenas na estética dos dentes, o tratamento deve ser complementado com a contenção. 

Mas é comum que a ferramenta gera muitas dúvidas entre os pacientes, que buscam saber mais sobre este acessório importante na odontologia. 

E pensando nisso, separamos informações essenciais neste artigo, para ajudar a explicar melhor sobre a contenção nos dentes. Aproveite a leitura!

O que é um aparelho de contenção fixa?

O aparelho de contenção é a última etapa do tratamento ortodôntico, para manter com eficiência os dentes bem alinhados. Isso porque, após o paciente retirar o aparelho fixo, ele usa a contenção, que atua na manutenção dos dentes alinhados e não retornem à posição original.

Ele é importante porque os nossos dentes são envolvidos por tecidos que possuem uma espécie de memória natural. Portanto, após a finalização do tratamento, existe a possibilidade dos elementos se ajustarem novamente com a ausência do aparelho fixo. 

Assim, o uso da contenção ajuda a manter os dentes no lugar, da mesma maneira de quando foi finalizado o tratamento.

E existem dois tipos de aparelho de contenção: fixa e removível. A versão fixa tem um fio de aço que fica preso na superfície interna dos dentes. Assim, não gera um comprometimento estético.

Já a contenção móvel ou removível é indicada para o arco superior, que facilita a remoção da peça quando o paciente for se alimentar ou realizar algum exercício físico, por exemplo.

Por quanto tempo usar a contenção fixa?

A dúvida que paira em muitos pacientes é sobre qual o período necessário para usar a contenção após o uso do aparelho fixo. Mas não existe uma resposta definida, porque esse tempo de tratamento varia de acordo com cada caso. 

Contudo, pode-se dizer que as contenções móveis costumam ser usadas por um ano. Já os modelos fixos têm um período de uso indeterminado, depende de cada tratamento e o dentista indicará qual o momento ideal. 

Por isso, uma boa dica é conversar com o seu dentista sobre o tempo planejado de uso e comparecer às visitas regularmente.

Cuidados que devem ser tomados com a contenção 

Quem usa contenção nos dentes precisa tomar cuidados, seguindo todas as recomendações indicadas pelo dentista. Entre os principais cuidados estão: 

  • use a escova interdental, para higienizar os espaços entre o aço da contenção e os dentes.
  • evite alimentos de consistência muito dura ou que causem o movimento de alavanca na mordida
  • mantenha a higiene bucal em dia
  • faça visitas regulares ao dentista

Neste texto, abordamos sobre a importância do uso do aparelho de contenção e quais os cuidados que devem ser tomados. 

E para um melhor tratamento com uso de contenção, você pode contar com a Essentia Odonto para um sorriso perfeito e saudável. Nossa equipe tem os melhores profissionais para acompanhar a sua evolução. Marque uma avaliação conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *