Que a ortodontia infantil é importante, nós sabemos! Mas quais os motivos para tornar essa atividade protagonista para a saúde dos pequenos?
Os cuidados com a dentição desde os primeiros meses de vida ajudam a prevenir diversos problemas de saúde bucal. No decorrer da dentição primária, os pais devem estimular os hábitos de limpeza bucal correta nas crianças, para que os dentes cresçam saudáveis e fortes.
E caso notem que os dentinhos estão nascendo de forma desalinhada, a ortodontia infantil antecipa o tratamento dentário de uma criança.
Seja com aparelho ortodôntico fixo ou móvel, quanto mais cedo procurar um dentista, melhores de se ter uma arcada dentária alinhada e saudável.
O que é a ortodontia infantil?
Ramo da odontologia, a ortodontia infantil avalia e trata precocemente as anomalias de desenvolvimento dos ossos, dentes e músculos nas crianças.
Usar aparelhos dentários, nesse período, minimiza as chances de tratamento ortodôntico prossiga para a fase adulta. Mas a idade ideal para o uso do recurso é um debate entre os profissionais de odontologia.
Porque existe a perda dos dentes de leite e a evolução da arcada dentária até a puberdade. Mas isso não é um impedimento para uma visita ao ortodontista entre o quinto e sexto ano de vida, para avaliar a dentição dos pacientes.
Há sinais que os pais não devem ignorar, como certas irregularidades, mesmo só com os dentes de leite. O aparelho dentário de forma mais precoce contribui com eficiência para o alinhamento dos dentes nesta fase de crescimento.
Esse tipo de tratamento contribui significativamente para a remoção de hábitos pouco saudáveis na formação e alinhamento dos dentes, ensinando a criança desde cedo a cuidar dos dentes, incluindo a higienização correta.
Problemas que indicam a necessidade da ortodontia infantil
A ortodontia preventiva é de suma importância para o alinhamento dentário de forma precoce.Mas muitos pais e responsáveis pela criança não sabem identificar com precisão a melhor hora de levar os pequenos ao dentista.
Abaixo, separamos dez sinais que ajudam a identificar a hora correta de procurar um ortodontista. Se seu filho apresentar qualquer um deles, não deixe de levá-lo ao dentista o quanto antes!
- criança não consegue tocar os dentes da frente e a mordida fica aberta;
- perda precoce de dentes de leite;
- cáries;
- mordida cruzada, que é o estreitamento da arcada superior;
- queixo mais para frente;
- voz anasalada;
- criança dorme sempre com a boca aberta;
- expressão fatigada;
- mais respiração pela boca;
- dentes nascendo em locais indevidos, como no céu da boca, acima ou atrás de outros.
Como você pode perceber, com a saúde das crianças não se brinca! É preciso ter atenção e cuidar para que a prevenção de problemas mais graves esteja em dia.
E que tal marcar uma consulta com uma equipe profissional qualificada e experiente para cuidar do sorriso dos seus filhos? Então agende já uma consulta na Essentia Odonto!