As receitas caseiras para clarear os dentes ganharam fama na internet. Essas técnicas prometem deixar o sorriso bem branco, como de comercial de TV! Mas será que elas realmente funcionam?
Opções não faltam dessas alternativas, que incluem o uso de carvão, bicarbonato de sódio, sal, água oxigenada e até casca de laranja estão nas principais receitas caseiras para clarear os dentes.
Contudo,s e você tem dúvidas se essas soluções são eficazes, acompanhe este artigo! Aqui separamos as questões sobre essas indicações caseiras que estão espalhadas pela internet e prometem clarear os dentes. Aproveite a leitura!
E o bicarbonato, clareia os dentes?
O bicarbonato de sódio é o campeão de indicações na internet para clarear os dentes. O produto é usado em diferentes combinações, incluindo com limão, água oxigenada, gengibre e por aí vai.
Apesar de o bicarbonato realmente deixar o dente com aspecto mais claro, ele tem um composto químico abrasivo, que apenas limpa a camada mais superficial do dente. Ou seja, não há o clareamento dele.
E quando usado em proporções erradas e com frequência, o bicarbonato promove o desgaste do esmalte dentário, provocando a sensibilidade e infecções no dente, bem como sangramentos na gengiva.
É verdade ou mentira que o carvão clareia os dentes?
Outro ingrediente muito popular na internet para clarear os dentes é o carvão ativado. As indicações prometem que ele dá clareamento rápido, fácil e indolor. Será?
Não se anime, porque há provas científicas de que isso realmente acontece. E vale um alerta dos especialistas sobre esse produto.
O carvão é extremamente corrosivo e abrasivo, que desgasta a superfície onde entra em contato. Então, ele pode provocar consequências graves à sua saúde bucal, como o desgaste do esmalte do dente, a erosão e a exposição da raiz dentária. Esses danos, muitas vezes, são irreversíveis.
Água oxigenada ajuda?
Usar a água oxigenada para clareamento caseiro é bastante comum. Algumas dicas na internet recomendam que se faça bochechos com o produto .
Muitas explicações sobre esse uso é porque a água oxigenada (peróxido de hidrogênio) está presente na composição de géis clareadores profissionais.
Mas é preciso entender que o produto vendido nas farmácias tem uma concentração muito baixa de peróxido de hidrogênio, não sendo efetivo para o clareamento dos dentes.
Além disso, a água oxigenada pode causar sérios problemas na boca. Os mais comuns são dentes ainda mais manchados, desequilíbrio na flora bucal e alteração no pH da boca, o que pode provocar lesões, inflamações em mucosas, sensibilidade e desmineralização nos dentes.
Então o que fazer para clarear os dentes?
Podemos chegar à conclusão que essas receitas caseiras para clarear os dentes não são eficientes, podendo comprometer a saúde bucal. Por isso, a opção mais segura é buscar uma orientação profissional para realizar o clareamento dental.
Somente o dentista pode prescrever o tratamento correto, considerando o histórico do paciente, idade, hábitos alimentares e uma série de exames clínicos e radiológicos. Assim, ele garante que você tenha um sorriso branco, bonito e saudável, sem problemas no futuro.
E para isso, você pode agendar uma avaliação com a Essentia Odonto. Nossa equipe está preparada para fazer o melhor tratamento de clareamento dental para você. Então, entre em contato!