Você vive com dor de cabeça, já tomou medicamentos mas parece que a situação não melhora? E se a gente te contar que isso pode estar relacionado a um problema odontológico chamado bruxismo de vigília, você acredita?

Quando pensamos na expressão “bruxismo” é natural lembrar imediatamente do hábito de bater os dentes enquanto dorme. Mas ela não se limita a isso.

O bruxismo também pode ser atribuído quando se range, aperta os dentes contra os músculos da face ou raspa no momento em que está acordada. 

Mas o que essa patologia tem a ver com as dores de cabeça? Muita coisa! Quer saber mais sobre esta relação? Então continue conosco nesse post que vamos te explicar tudinho. Boa leitura!

O que é o bruxismo de vigília?

Vamos explicar agora do que se trata esse bruxismo de vigília. Como o nome entrega, esse hábito, diferente do bruxismo “tradicional”, costuma ocorrer enquanto o paciente está acordado, ou seja, de vigília. 

Trata-se de um distúrbio até então desconhecido na odontologia. E por isso os profissionais da área cada vez mais se atentam e pesquisam sobre o assunto. 

Uma característica presente entre os pacientes dessa patologia é a elevação do tônus muscular, com contrações leves ou moderadas, que ocorrem ao longo do dia. 

O estresse é um grande fator do bruxismo de vigília. E com o passar do tempo, esse hábito provoca microlesões nos dentes e nas fibras musculares.

E essa patologia só é diagnosticada por um profissional dentista, que realiza uma minuciosa avaliação, com exames físicos e por imagem. 

E como o bruxismo de vigília provoca a dor de cabeça? 

Devido a essas microlesões que o bruxismo de vigília provoca na face, consequentemente dores surgem na região, incluindo a cabeça. 

E este problema causa, principalmente, dores na fac e  nas laterais da cabeça, gerando em outros problemas, como: 

  • zumbido no ouvido;
  • dores e dificuldade para abrir e fechar a boca;
  • tontura;
  • desgaste e sensibilidade dos dentes;
  •  em casos mais graves, fraturas na arcada dentária.

Portanto, apesar de muitas pessoas não se darem conta de que têm este hábito, é importante ficar atento. Na ocorrência de dores na face e na cabeça, de forma frequente, não deixe de consultar um profissional para fazer uma avaliação. 

Existe tratamento?

Felizmente o bruxismo de vigília  é uma situação que pode ter solução!. Existem exames que usam aparelhos eletromiógrafos, para um diagnóstico mais preciso, e indicam qual o tratamento mais adequado.

E ele dependerá da gravidade da situação, podendo o dentista indicar ao paciente medicações, exercícios respiratórios, meditação e sessões de terapia. 

Ser afetado por esse tipo de problema, infelizmente, pode ser inevitável, mas, buscar ajuda é algo totalmente opcional e fácil de ser feito.Se você sofre com as dores, não deixe de buscar o profissional que vai te auxiliar da melhor forma!

Se você gostou deste assunto, não deixe de acompanhar o nosso blog que tem os melhores conteúdos sobre saúde bucal. 

E com a Essentia Odonto, você garante a melhor avaliação e tratamento para o bruxismo de vigília. Agende uma avaliação hoje mesmo com a nossa equipe e conheça a credibilidade de nossos serviços! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *