Acompanhamento busca orientar orientar gestantes sobre os cuidados com a saúde bucal

 

Você sabe a importância do pré-natal odontológico? O procedimento certamente ainda é desconhecido por muitas pessoas, mas sem dúvidas é fundamental para a saúde da gestante e do bebê. 

Ele é um acompanhamento que orienta as gestantes sobre os cuidados com a própria saúde bucal. Essa prevenção também busca evitar evitar cáries, infecções e até extração dentária.

Esses problemas afetam não apenas a saúde bucal da mulher que espera um bebê, mas pode acarretar em complicações na própria gestação. 

A grande importância desse pré-natal é que durante a gravidez ocorrem alterações hormonais que impactam na saúde bucal da mulher.

Uma das mudanças mais perceptíveis são a sensibilidade da gengiva e o aumento da vascularização em toda mucosa bucal. Em ambos os casos, a gestante fica muito propensa a ter sangramentos gengivais, principalmente se ela não tiver uma higiene bucal adequada e frequente. 

E algumas alterações bucais da gestante podem até aumentar o risco a parto prematuro ou baixo peso ao nascimento.

Então como você pode perceber,  realizar o pré-natal odontológico, você, além de reduzir a chance de aparecimento de doenças bucais no bebê, você também reduz o risco de parto prematuro

Como ocorre o pré-natal odontológico

 

Assim, na primeira consulta o dentista avalia a situação da saúde bucal da gestante e esclarece dúvidas, ensinando uma rotina de higiene para a mãe. 

Se a gestante tiver queixas sobre sua saúde bucal, como dores ou outro incômodo, o especialista vai investigar o que está provocando esses desconfortos. 

Assim, o profissional dará dicas sobre a escovação, inclusive para evitar enjoos são frequentes nesta fase que podem ser desencadeados pelo sabor e textura do creme dental.

Além dos cuidados com a própria saúde bucal, a gestante também aprende a fazer a limpeza da boca do bebê mesmo antes do primeiro dente nascer, além de como cuidar das gengivas e arcadas para que se desenvolvam corretamente e, ainda, a importância de evitar hábitos como uso prolongado de chupetas e mamadeiras.

Portanto, você gestante, precisa realizar o pré-natal odontológico para garantir a sua saúde e uma ótima gestação, além de garantir mais qualidade de vida para você e seu bebê. 

Na Essentia Odonto você garante o melhor pré-natal odontológico, com profissionais qualificados. Agende uma avaliação e garanta a saúde para você e seu filho. Entre em contato!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *