Apesar de parecer somente estético, o sorriso gengival pode causar danos na saúde bucal

Você tem sorriso gengival? Se sim, certamente essa é uma situação que acaba incomodando devido à gengiva ficar mais exposta. Com isso, a estética do sorriso acaba comprometida.

O problema pode ser motivo de desconforto estético por comprometer a harmonia e simetria facial. Mas não é só estético! Porque ao ter uma maior exposição da gengiva, o ressecamento do local deixa a cavidade bucal muito vulnerável a outros problemas, como infecções ou inflamações na região.

Ou seja, esta situação causa um incômodo físico e psicológico ao paciente. E felizmente, ela é reversível.

Se você tem sorriso gengival ou busca mais informações sobre o assunto, então chegou ao local certo. Neste texto vamos falar mais sobre este assunto, o que causa este problema e qual o tratamento adequado. Então recomendamos a leitura!

O que é o sorriso gengival

O sorriso gengival trata-se de um problema que não é difícil de ser identificado. Sua principal característica é o excesso de gengiva, que fica mais evidente principalmente ao sorrir, acometendo as arcadas superiores e inferiores.

E quando uma pessoa sorri é fundamental que haja um equilíbrio harmônico entre os dentes, a gengiva e o lábio. Se o paciente expor mais do que 3 milímetros de gengiva, ele faz parte do grupo de pessoas que apresentam essa desordem estética.

Presente em mulheres e homens, o sorriso gengival causa uma desordem estética por não trazer equilíbrio entre os dentes, a gengiva e a boca.

O que causa o Sorriso Gengival

O principal fator que causa o sorriso gengival é a genética. Mas, o problema pode ser causado por vários outros motivos.

Dentre os mais comuns estão:

• problemas musculares,
  • esqueléticos ou
  • gengivais
  • lábio superior curto,
  • coroa dos dentes curta,
  • hipertrofia gengival.

Tratamento para Sorriso Gengival

Apesar de ser um problema que incomoda bastante, o sorriso gengival tem solução! E o método mais simples, rápido e efetivo é a aplicação de Toxina Botulínica, conhecida também como Botox.

Ela é uma opção  menos invasiva, mas que proporciona a melhora do sorriso gengival. Sua aplicação é ideal para casos em que o elemento dental tem um tamanho mais avantajado devido a hiperatividade muscular.

Assim, a substância promove a paralisia da musculatura próximo a região bucal. Isso ajuda o paciente a não conseguir mais erguer tanto o lábio superior, consequentemente reduzindo a quantidade de gengiva exposta.

Outros tratamentos também são indicados pelos dentistas para a gengiva exposta. São eles:

• Gengivectomia: é indicada em casos de hipertrofia gengival e não costuma ser um processo demorado, levando de 30 minutos a 1 hora de duração. A gengivectomia é feita com o auxílio de anestesia local, e o profissional é responsável por remover o excesso de tecido gengival ao redor dos dentes com um bisturi.
  • Gengivoplastia: trata-se de uma cirurgia plástica que busca corrigir apenas as questões estéticas causadas pelo sorriso gengival. Nela, busca-se a retirada do excesso de tecido gengival, reconstruindo o contorno da gengiva ao redor dos dentes.
  • Cirurgia ortognática: já este tratamento está em alta porque propõe a correção de irregularidades no desenvolvimento do esqueleto facial e dos dentes. Ou seja, o procedimento busca o reposicionamento dos maxilares em relação a base do crânio

Mas de acordo com a odontologia, nem todas as pessoas estão aptas a fazer estes tratamentos. Porque para alguns grupos ela pode apresentar riscos. Os pacientes que podem ser incluídos nessa lista de contraindicações são:

• Fumantes
  • Gestantes
  • Diabéticos
  • Hipertensos
  • Pacientes com distúrbios de coagulação

Dicas para cuidar bem da gengiva

Mesmo que você não tenha problemas com sorriso gengival,  saúde da sua gengiva precisa sempre de atenção. E alguns hábitos são importantes na hora de deixá-la bem saudável, como:

• Alimentação rica em vitamina C, alimentos fibrosos e cálcio;
  • Escovação correta e suave
  • Se tiver gengivite, procurar tratamento imediatamente
  • Usar fio dental
  • Usar enxaguante bucal para proteger ainda mais a sua saúde bucal

Na Essentia Odonto você encontra os melhores profissionais para cuidar da saúde de seu sorriso. Que tal agendar uma avaliação? É simples, basta entrar em contato em nossos canais de atendimento.