Tártaro: você sabe o que é e como evitar?

A higiene bucal diária e eficiente é a principal arma para evitar este problema

Você olha no espelho e percebe que há uma camada mais amarelada e endurecida em seus dentes, que são os tártaros. 

Também denominado de cálculo dental, este problema se inicia quando pequenas placas bacterianas começam a se formar nos dentes, provenientes de falta de higienização após a alimentação. 

E por mais que cause uma aparência desagradável no sorriso, esse é um problema muito comum. Contudo, se não for previamente tratado, com o passar dos anos prejudica não apenas a beleza do sorriso, mas também a saúde bucal. 

E se você tem dúvidas sobre o que é o tártaro e como iniciar o seu tratamento, recomendamos que leia este texto. Aqui daremos dicas para você se livrar deste problema e manter a saúde de seu sorriso. Então, boa leitura!

O que é o tártaro?

O tártaro é formado por meio do acúmulo destas placas bacterianas que ficam na superfície dos dentes. Quando não são retiradas, com o tempo acabam endurecendo e fica preso no local, formando uma “crosta” de cor amarelada ou esbranquiçada

Ou seja, nada mais é do que as bactérias presas aos dentes, que vivem e se multiplicam, o que causa uma série de problemas de saúde, prejudicando a boca e também o corpo. 

Esse desenvolvimento ocorre quando não há uma eficiência na higienização, E quando a placa fica endurecida, o paciente sozinho não é capaz de resolver o problema. E quando chega nesse estágio, o recomendado é que se procure um especialista para realizar a remoção. 

Que tipos de problemas o tártaro pode causar?

O tártaro se alimenta de micro-organismos da sua boca, podendo até mesmo se multiplicar em todo o sorriso. E isso resulta em problemas para a saúde bucal, como: 

  • inflamações gengivais 
  • entupimento das artérias
  • gengivite
  • doença periodontal
  • perda de dentes

Por isso, é muito melhor prevenir do que remediar. E o mais indicado é manter uma boa higiene bucal para evitar este problema e consequências mais graves no futuro. 

Ou seja, é a escovação, uso do fio dental e enxaguante que serão os seus aliados nessa tarefa para evitar o tártaro e outros problemas na saúde bucal. Sempre após as refeições e antes de dormir. 

Dicas de como evitar o tártaro

Acompanhe abaixo algumas dicas básicas que separamos para você, para evitar o tártaro em seus dentes. 

  • Faça a higienização bucal todos os dias, após as refeições e antes de dormir. 
  • Use sempre o fio dental
  • Não deixe de usar um enxaguante bucal
  • Evite o excesso de alimentos mais açucarados ou cheios de carboidratos
  • Vá ao dentista regularmente

Agende já sua consulta na Essentia Odonto! Acesse nosso site!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *