Você conhece quais são os tipos de aparelhos e tratamentos ortodônticos?

Então aprenda mais neste artigo!

 

Quando se fala em tratamento dentário, certamente os aparelhos ortodônticos são os mais lembrados e reconhecidos pelos pacientes. Mas você sabia que existe mais um tipo de tratamento e aparelho?

Eles estão disponíveis em vários modelos e com funções distintas, mas todos os aparelhos ortodônticos têm o objetivo principal de tratar as más oclusões dentárias, realinhar os dentes, melhorar a funcionalidade da arcada e agir sobre a estrutura óssea de sustentação dos dentes. 

Assim, cada modelo tem uma finalidade, e as opções atendem diversos perfis de pacientes e com variados preços

Por isso, é cada vez maior o número de pessoas mais velhas que recorrem ao tratamento ortodôntico. Como os modelos mais modernos proporcionam visual agradável, a aceitação do tratamento por pacientes maduros, que já passaram dos 30 ou 40 anos, é crescente.

Além disso, tanto para as crianças quanto para os adultos, o uso de aparelho ortodôntico deixou de ser um tabu para a sociedade, e hoje em dia é possível inserir cores e adornos para facilitar a adesão dos usuários.

E com a evolução da tecnologia usar aparelho hoje em dia não precisa mais ser algo tão desagradável para quem não se sente à vontade de utilizar o modelo metálico. Há opções como o aparelho invisível, por exemplo.

Quer saber mais sobre os tipos de tratamentos e aparelhos ortodônticos? Então continue em nosso texto de hoje, pois falaremos um pouco mais sobre os detalhes ideais para você. 

Quais os tipos de aparelho ortodôntico?

 

De forma direta, podemos dizer que os dois modelos de aparelhos ortodônticos com os quais os pacientes estão mais familiarizados são: o aparelho móvel e o aparelho fixo. 

Contudo, o avanço da ortodontia fez com que essa gama de dispositivos aumentasse consideravelmente.

Hoje, os pacientes têm à disposição aparelhos estéticos, invisíveis, alinhadores, aparelhos linguais, aparelhos autoligados, entre outros. 

Além disso, estão disponíveis diversos modelos fixos e removíveis, com ou sem bráquetes, metálicos e transparentes — cada um com uma finalidade específica. 

Vamos conhecer os principais tipos de tratamentos e aparelhos ortodônticos!

Principais tipos de tratamentos e aparelhos ortodônticos, suas funções e diferenciais

Invisalign

 

 Este aparelho, conhecido no mercado como aparelho invisível, é uma das principais inovações dos tratamentos ortodônticos. 

O Invisalign é um alinhador dentário transparente e removível. É um modelo extremamente moderno e eficiente, confeccionado de forma personalizada para cada paciente, com o apoio de softwares e alta tecnologia.

O dispositivo se encaixa perfeitamente na boca e é imperceptível. Ele faz a movimentação dos dentes e pode ser removido no momento das refeições. Com este aparelho, o tratamento se torna mais rápido, mais assertivo, com maior previsibilidade dos resultados, mais higiênico e o paciente não precisa passar por manutenção mensal, reduzindo o número de visitas ao consultório.

É um aparelho confortável e que trata desalinhamentos dentários com agilidade. Apesar de ser um dispositivo mais caro, é importante dizer que o custo-benefício é muito vantajoso para o paciente.

O Invisalign é um alinhador estético, que não causa dor ao paciente e oferece um tratamento até duas vezes mais rápido. Antes de iniciar o tratamento, o paciente já consegue ver uma digitalização 3D, que apresenta o resultado do novo sorriso. 

É o alinhador transparente mais avançado do mundo, feito com os recursos mais inovadores da ortodontia. Com um planejamento digital do sorriso, o dentista consegue saber exatamente como serão os deslocamentos dos dentes e os resultados esperados.

Aparelho fixo 

 

O aparelho fixo com estrutura metálica e borrachinhas é o modelo mais tradicional e comum, principalmente entre os adolescentes. O dispositivo conta com fios, bandas e bráquetes, responsáveis pela movimentação dos dentes de forma progressiva. 

É um tipo de aparelho indicado para o realinhamento dentário, com excelentes resultados e preço acessível. A desvantagem é que este tipo de aparelho exige mais manutenções e consultas regulares com o dentista, a higienização exige mais atenção e pode causar ferimentos na boca.

Aparelho estético 

 

Este modelo é muito indicado para adultos que desejam tratar o desalinhamento dentário, mas que precisam de discrição. 

O aparelho estético também é fixo, mas fica quase imperceptível na boca porque usa bráquetes transparentes, feitos em safira, resina, porcelana ou outro material translúcido, além de borrachinhas brancas. É um dispositivo mais caro.

Aparelho autoligado 

 

O diferencial deste aparelho é que ele não precisa de borrachinhas. O fio ortodôntico fica preso nos bráquetes. É um tratamento mais confortável para o paciente, apesar de o aparelho também ser confeccionado com metal. 

Um diferencial importante do aparelho autoligado é que ele torna o tratamento ortodôntico mais rápido.

Aparelho lingual 

 

Este aparelho também é fixo e confeccionado em metal. Também possui bráquetes e fios. O diferencial é que toda essa estrutura fica na parte interna dos dentes, e não na área externa como nos convencionais. 

Assim, o aparelho lingual também pode ser chamado de aparelho invisível, garantindo discrição e evitando prejuízos à aparência do paciente. A desvantagem é que a higienização dos dentes se torna mais difícil com este aparelho.

Como escolher o aparelho ortodôntico?

 

Na maioria dos casos, não é o paciente que decide qual aparelho vai usar durante o tratamento, e sim o profissional que vai informar, após a avaliação. 

Isso porque cada modelo é indicado para um caso específico e, por isso, a palavra final é do profissional. 

Assim , em casos mais graves, com grandes  desalinhamento dentário, possivelmente você deverá usar o aparelho fixo, porque ele permite um controle maior das movimentações dos dentes do paciente.

Mas a boa notícia é que com o passar do tempo e da evolução clínica obtida pelas imagens radiológicas, outros modelos podem ser recomendados.

 

Armazenamento correto do aparelho

 

Obviamente certos cuidados são necessários para uma boa evolução no tratamento, e isso não se restringe somente à higiene da cavidade bucal. 

Pelo aparelho ortodôntico do tipo móvel estar exposto a vários tipos de germes e bactérias do ambiente. se não for armazenado corretamente, pode causar doenças na boca..

Muitos dentistas fornecem uma caixa plástica apropriada para a colocação do aparelho. Lembre-se sempre de higienizá-la e deixar seca e sem resíduos. Mantenha a higiene para evitar problemas durante ou até mesmo após o seu tratamento.

Como vimos, o uso do aparelho ortodôntico faz parte da vida de muitas pessoas, e felizmente há diversas opções de modelos e adaptações, com variados custos e para diferentes casos. 

Quer saber mais sobre as opções de aparelhos para tratamento ortodôntico? Agende uma consulta na Essentia Odonto e faça a avaliação do seu sorriso! Encontre a unidade mais próxima e fale conosco!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *