Ensinar as crianças a cuidar dos dentes é muito importante para evitar problemas no futuro

A higiene bucal é importante em todas as fases da nossa vida, incluindo a infância. Aliás, este é o momento ideal para dar o “start” e ensinar para as crianças cuidados essenciais, que devem ser feitos ao longo dos anos. 

Higiene Bucal Infantil

Por isso, falar sobre a higiene bucal infantil é fundamental para prevenir problemas no futuro, como cáries e outras situações, além de evitar a perda de dentes. Ensinar como cuidar dos dentes é uma grande aprendizagem para os pequenos!

E os pais e responsáveis pelas crianças têm um papel fundamental nisso. Porque eles servem de exemplos para muitos fatores na vida, e isso inclui a saúde dos dentes!

E com certeza essa fase fará a diferença em sua vida, por ser um investimento que trará benefícios para a saúde.

Comece dando o exemplo

Ao cuidar bem dos seus próprios dentes, você vai mostrar a importância da saúde bucal para as crianças. Isso inclui escovar os dentes junto com ele ou deixá-lo escolher sua própria escova, que serão um bom incentivo!

Fatos sobre a higiene bucal infantil

  • Escove  pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor para remover a placa bacteriana que é a principal causa das cáries.
  • Use fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em cálculo dental. Depois que o cálculo se forma, só o dentista pode removê-lo.
  • Adote uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido. Estes alimentos produzem os ácidos da placa que causam cáries.
  • Use produtos que contêm flúor (inclusive o creme dental). Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contém flúor. Se a água não contiver flúor, seu dentista ou pediatra poderá prescrever suplementos diários de flúor.
  • Basta uma pequena quantidade de creme dental com flúor na escova e não deixe a criança engolir o creme dental.
  • Usar o selante dental ajuda a criar uma barreira altamente eficaz contra as cáries. O selante é uma película fina de plástico (resina) aplicada à superfície dos dentes permanentes posteriores, onde a maioria das cáries se forma. A aplicação do selante não dói e pode ser feita durante 
  • Para que seu filho desenvolva dentes resistentes, é preciso uma alimentação equilibrada. Sua alimentação deve conter uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor.
  • E o excesso de guloseimas são o maior inimigo da saúde bucal. Os açúcares e amidos que fazem parte de vários tipos de alimentos e de bolachas, biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes e batata frita combinam-se com a placa bacteriana produzindo substâncias ácidas. Estas substâncias atacam o esmalte e podem formar cáries.

Assim, com cuidado e incentivo, é possível que a criança tenha uma boa saúde bucal por um longo prazo, evitando grandes problemas no futuro. Incentive e veja os resultados positivos em sua vida!

Marque uma consulta na Essentia Odonto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *